Um site responsivo muda a sua aparência e disposição com base no tamanho da tela em que o site é exibido. Então, se o usuário tem uma tela pequena, os elementos se reorganizam para lhe mostrar as coisas principais em primeiro lugar.

Criados para se adaptarem a plataformas mobile, esses sites se tornaram uma importante ferramenta para uma boa performance do negócio na internet.

10 motivos para ter um site responsivo e suas vantagens

  1. Melhorar a experiência do usuário
    Experiência do usuário é tudo. E traz resultados concretos. Se um usuário acessar sua página via dispositivo móvel e não encontrar o que procura, há chances de ele desistir e partir para outro site. Em contrapartida, se ele fica satisfeito com o seu site, com uma experiência positiva, as chances de ele converter em seu produto ou serviço são muito grandes.
  2. Acesso via mobile está crescendo (e deve continuar)
    De acordo com o relatório Digital, Social & Mobile 2015, 39% da população brasileira tem acesso à internet via celular e dispositivos móveis.  A tendência é confirmada na mesma pesquisa, que mostra um aumento de 109% no número de visitas a sites via dispositivos móveis, e uma queda de 12% nas visualizações via desktops (computadores de mesa).
  3. SEO (Otimização do site para as buscas)
    O Google favorece websites responsivos e, sobretudo quando a busca é feita via dispositivo móvel, dá preferência a esses sites, aumentando naturalmente o tráfego orgânico. Portanto, ter um site responsivo colabora com que seu site apareça nos resultados de busca, independentemente do dispositivo que o usuário esteja utilizando para realizar a pesquisa.
  4. Aumentar a velocidade da página
    A velocidade de carregamento, além de ser um fator de rankeamento para o Google, também prejudica o usuário. Caso o site demore a carregar, há uma alta probabilidade de que o usuário feche a janela e procure o que precisa em outro lugar.Um site responsivo já é mais leve e otimizado para os dispositivos móveis, e por isso é carregado mais rapidamente do que uma versão desktop.
  5. Diminuir a taxa de rejeição
    Ter um site responsivo reduz a quantidade de usuários que entram em seu site e saem sem interação alguma. Esse item está ligado à experiência do usuário, uma vez que, se ele não for bem recebido ao entrar na página, as chances de ele fechar e desistir – ou partir para outra pesquisa – são grandes.
  6. Aumentar as vendas
    Ter um aplicativo ou um site responsivo para um ecommerce (loja virtual), por exemplo, é uma maneira de aumentar as suas vendas.
  7. Aumentar a taxa de conversão de Leads
    Se você utiliza as redes sociais para promover seus materiais, é muito necessário que as páginas sejam responsivas. O usuário poderá estar navegando nas redes pelo smartphone quando visualizar seu link no feed de notícias. E se, ao clicar, a página for desalinhada, é muito maior a chance de ele não converter do que ele abrir novamente o link no desktop.
  8. Mais compartilhamentos nas mídias sociais
    Como o acesso às redes sociais via celulares e tablets é a cada dia mais frequente, nada mais inteligente do que seu site ser responsivo. As chances de suas páginas serem compartilhadas em redes sociais por esses usuários são muito maiores se eles tiverem uma experiência agradável de navegação.
  9. Preparar-se para dispositivos futuros
    Uma das maiores vantagens de um design responsivo é que ele é feito para diferentes resoluções e não para diferentes dispositivos. Ou seja, não importa qual a resolução da tela do dispositivo que o seu visitante está utilizando, o layout irá se adaptar.
  10. Adaptar-se à indexação prioritária de sites mobile no Google
    Em março de 2018, o Google anunciou que passou a priorizar a versão mobile de um site na hora de indexá-lo.

Conclusão

Dispositivos móveis já estão aí para ficar. Não é mais o futuro, é o presente. Afinal, não é de todo absurdo também que algumas pessoas já nem usem a internet via computadores e nem de que algumas pessoas sequer tenham computadores em casa.

Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email