Todo mundo fala que você precisa ter o Marketing de Conteúdo como parte do seu planejamento. Mas o que isso significa? Falar de conteúdo no Marketing Digital é um conceito amplo.

Esse artigo tem a intenção de te ajudar a entender melhor o papel do conteúdo no Marketing. Isso significa se aprofundar, falar sobre a produção do conteúdo, seu papel numa estratégia e como fazer esse conteúdo ser consumido.

Vamos lá?

O que é Marketing de Conteúdo?

O Marketing de Conteúdo é um conceito antigo ao qual não se dava um nome específico. A mais de 100 anos, as empresas já produzem revistas e boletins informativos para entregar a potenciais clientes. A ideia sempre foi entregar valor e gerar um relacionamento com o cliente.

Com a revolução digital, mais e mais marcas começaram a ter que disputar um espaço e se tornar donas de seus próprios canais de comunicação. A necessidade da produção de conteúdo relevante e que conquistasse a atenção do público, cada vez mais disputada, começou a exigir a criação de métodos.

Assim surgiu o Marketing de Conteúdo: uma abordagem estratégica sobre como entregar valor e conquistar relevância para atrair e manter a atenção do público sobre o seu negócio. Hoje, essa abordagem se aplica a produção de material para mídias sociais, canais próprios e muito mais.

Por que fazer conteúdo?

Existem diversos motivos para fazer uso do Marketing de Conteúdo como parte do seu planejamento. A verdade é que é praticamente impossível pensar em trabalhar sua comunicação com o mercado sem falar em produção de conteúdo.

No livro Marketing 4.0, o teórico da administração Philip Kotler e seus co-autores explicam a mudança que o ambiente digital representou para as empresas. Não basta mais investir em anúncios: é preciso entender o novo comportamento do consumidor.

Existe muito a ser explorado sobre as vantagens de se aplicar o Marketing de Conteúdo dentro de um pensamento estratégico de marketing. Para começar, é o princípal método para conquistar a atenção do público. Para garantir que o público está ouvindo o que você tem para dizer, é preciso entregar valor.

Além disso, o Marketing de Conteúdo é uma oportunidade para a marca se posicionar como autoridade no segmento. É por isso que empresas que fazem alimentos que servem de ingredientes, como a Maizena, investem na produção de vídeos de receita da mesma forma que os planos de saúde investem em dicas para uma vida saudável.

O Marketing de Conteúdo também é uma abordagem que está diretamente associada com diversas estratégias. O Inbound Marketing é um exemplo de metodologia que não pode existir sem estar associada com produção de conteúdo.

E por falar em Inbound, ele é muito confundido com o conteúdo em si. Mas na verdade, são coisas bem diferentes.

Marketing de Conteúdo ou Inbound Marketing?

O Inbound Marketing é uma metodologia que trabalha o conceito de Funil de Compras e estabelece um relacionamento em que o produto é encontrado pelo cliente que procura uma solução para seu problema.

A forma como esse interesse do cliente vira um anzol para o processo de venda dentro do Inbound é completamente relacionada a produção de Marketing de Conteúdo. Seja através de textos de blog que tiram dúvidas recorrentes e muito pesquisadas nos mecanismos de buscas ou através de vídeos tutoriais, o conteúdo é a pista de pouso dessa metodologia.

Apesar disso, ambas as coisas são conceitos diferentes. O Inbound Marketing é um processo estratégico e envolve ainda fatores externos ao Marketing de Conteúdo. Entre esses fatores estão o SEO, o Funil de Vendas e muito mais.

Tipos de conteúdo digital

Existem tipos de conteúdo que estão fora do ambiente digital, como revistas e programas de televisão. Entretanto, nesse artigo vamos falar apenas sobre os que estão diretamente ligados ao ambiente digital.

Abaixo você tem uma explicação sobre os formatos de conteúdo e como eles costumam ser distribuídos.

Texto

O texto é o formato mais tradicionalmente associado ao Marketing de Conteúdo. As pessoas costumam associar a produção de material próprio exclusivamente com a redação de textos. Isso não é verdade, já que existem outros tipos de conteúdo.

Ainda assim, o texto é uma parte importante da estratégia de conteúdo. Isso porque os textos são muito consumidos na internet, seja em blogs, sites ou material baixado. Também porque o texto é um dos tipos de mídia mais fáceis de baratos de produzir.

Para incluir o texto na sua estratégia de Marketing de Conteúdo, você vai precisar ter um blog corporativo da sua empresa ou do cliente da sua agência. Ali serão postados os conteúdos escritos.

Mas não adianta escrever sobre qualquer assunto que vier na cabeça. Os assuntos escolhidos precisam ser cuidadosamente planejados. Para isso, primeiro você precisa pensar no que entrega valor ao seu cliente e irá atrair sua atenção.

Em segundo lugar, você precisa tomar o cuidado de fazer uma pesquisa de palavras-chave que ajude a encontrar aquelas que são mais interessantes para se posicionar. Não adianta escrever sobre assuntos que não tem busca nenhuma. Pior ainda é escrever sobre um assunto mas não usar a palavra ou frase mais procurada por pessoas interessadas nele.

Vídeo

O vídeo é a mídia mais consumida na internet. Por isso tantas empresas levam a sério o uso de vídeos em suas estratégias de conteúdo. Entretanto, existe uma dificuldade representada no alto-valor que o vídeo pode ter no orçamento de Marketing Digital.

A produção de Video Marketing não precisa ter um custo alto na estratégia, mas vale a pena investir em equipamento e pessoal especializado para a produção.

Para a distribuição do conteúdo, o canal mais poderoso é o YouTube. Apesar disso, o Facebook e o Instagram tem aparecido como concorrentes e costumam favorecer a veiculação direta de vídeo em suas plataformas, sem links.

Webinar

O Webinar é um tipo de vídeo, mas a sua intenção é bem específica: ensinar rápido. Diferente de cursos divididos em aulas, esse formato está mais relacionado a uma palestra filmada.

O Webinar costuma aparecer como um tipo de material rico, com uma Landing Page para obtenção de informações sobre o público interessado. Por ser fácil de produzir, mas direcionado a públicos mais específicos, não é tão interessante colocar Webinars em plataformas de vídeo e mídias sociais.

Material rico

A definição de material rico é a de qualquer produto de conteúdo que entrega um alto valor a uma parcela do seu público. Por ter esse valor tão alto, em geral é exigido dos leads que entregue dados, como seu e-mail ou telefone, para ter acesso ao que está procurando.

Existem diversos formatos de conteúdo que podem ser usados como material rico. Os mais comuns são o e-book, o checklist, o infográfico, o webinar e a pesquisa de mercado. O importante é que o produto traga valor e seja trocado por informações do consumidor.

Infográfico

O infográfico é uma imagem que atrai a atenção do público através dos dados que ela traz. Isso não precisa, necessariamente, ser feito com números. Um exemplo que não faz uso é a arte com as frutas da estação nesse texto da Easy Preços. Ela traz a informação de forma dinâmica, de rápido consumo e dando valor ao consumidor.

Infográficos são formas dinâmicas de apresentar informações. Entretanto, é preciso cuidado para não cair na tentação de recheá-lo com texto ou ele vai perder sua função.

Dicas pontuais

Dicas pontuais são uma forma simples de entregar valor em suas mídias sociais. Por exemplo: aparecer nos Stories do Instagram para falar sobre uma notícia fresca e interessante para seu público. Ou então uma postagem no LinkedIn descrevendo o que está acontecendo no mercado de forma sucinta.

Seja em vídeo ou em texto, a dica pontual é uma forma curta de entregar valor. Quando postado em forma de vídeo no Facebook ou YouTube, costuma ser chamado de nugget (pepita em inglês), por ser um pedaço bruto de valor.

Live

A live é uma forma de entregar valor para o público com interatividade. O Facebook, o Instagram e o YouTube possibilitam a transmissão ao vivo com interação de espectadores. Isso pode ajudar a responder dúvidas, mostrar produtos e até aprofundar a relação com o cliente!

O valor da Live está na personalização que o espectador pode dar ao interagir com o que está sendo transmitido, mudando os rumos e direcionando a conversa. Planeje lives com intermediadores que acompanhem os comentários e representem o público.

Quiz

O quiz é uma forma de entregar valor e conseguir informações. Embora muito popularizado pelo Buzzfeed como uma forma de entretenimento, os questionários também podem ser usados em formatos mais sérios.

Você pode criar um questionário, por exemplo, em que o público descobre, a partir de algumas poucas respostas, se está vivendo de forma saudável. Existem inúmeras possibilidades para usos como esse.

O questionário é também uma importante oportunidade de realizar pesquisas sobre o seu público. Com isso, você pode descobrir dados e traçar melhor o perfil do seu consumidor.

Cursos

Os cursos são uma forma de entregar valor e educar. A educação é uma forma essencial de evolução e uma das coisas mais procuradas na internet. Por isso é importante não fazer um curso sem tomar o devido cuidado para entregar didática e conteúdo atualizado.

As pautas para curso relacionados ao seu negócio podem ir desde ensinar melhores práticas no uso do seus produtos até a ideia de ensinar o seu cliente a se aperfeiçoar.

Pesquisas de Mercado

As pesquisas de mercado são muito usadas no Marketing de Conteúdo por empresas que tem como clientes outros negócios. Se o seu público é formado por empresas e corporações, entregue números e dados que permitam que eles prosperem.

É muito comum, por exemplo, que a FGV, uma fundação educacional que também presta serviços a empresas, ofereça dados financeiros sobre os segmentos de mercado de seus clientes. Dessa forma, ela conquista a autoridade para se posicionar como uma resposta aos problemas das empresas em frente a esse mercado.

Custos de produção do Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é uma abordagem cheia de estratégias baratas e que ajudam a reduzir os custos da operação de marketing. Ainda assim, é importante entender que existem custos e investimentos a serem feitos para a produção de material.

Para começo de conversa, alguém precisa estar produzindo esse conteúdo. Para empreendedores, existem algumas alternativas para investir nessa produção.

Operação interna

Se você pensa em contratar um interno para trabalhar na sua empresa ou se é um profissional procurando ser contratado para fazer conteúdo em uma empresa, é preciso primeiro pensar no valor de um salário.

As carreiras do Marketing Digital podem ter salários bem diferentes dentro de um mesmo cargo, dependendo da cidade onde o negócio se situa. O investimento necessário depende também do tamanho da operação.

Se você deseja apenas uma produção mínima para um negócio de pequeno porte, o ideal é contratar um redator com experiência que possa conduzir por conta própria um blog e alguns materiais ricos.

Entretanto, se o objetivo for uma operação maior, com conteúdo para mídias sociais, vídeo e entrega constante de valor, o melhor é contratar uma equipe. Nesse caso, o básico é ter um redator, um video maker e um designer. Tenha certeza de que pelo menos um deles entenda de estratégia de conteúdo.

Se você é um interessado em trabalhar com Marketing de Conteúdo, o ideal é que comece agora mesmo a montar um portfólio. Para isso, ofereça para ONGs da sua cidade o serviço de forma gratuita. Estude também estratégia de conteúdo, que pode ser um diferencial na hora de ser contratado.

Freela

O freelancer é um profissional independente que recebe apenas pelo material que entrega. Por trabalhar por conta própria e para diversos clientes ao mesmo tempo, seus ganhos dependem exclusivamente do tanto que ele trabalha.

Essa é uma alternativa mais barata para empresas pequenas. O freelancer não é contratado para dedicação exclusiva à empresa durante seu horário de trabalho, então o custo será estritamente pela produção entregue.

Se você é um freelancer e não sabe onde encontrar clientes ou uma empresa e não sabe como contratar um serviço, existem plataformas que fazem essa conexão. A mais bem sucedida delas é a Rock Content. Outras opções são a Contentools, e a Meu Redator. Todas essas lidam apenas com a produção de conteúdo, principalmente redação.

Se você deseja contratar freelancers em diversos setores, existem outras alternativas. Algumas das mais recomendadas são o Fiverr e a Workana. Outras opções incluem o 99freelas e o 99designs. Esse último é exclusivamente para contratação de designers e artistas gráficos.

Agências

Esse é um caminho intermediário entre a contratação de uma equipe interna e um freelancer. A ideia de contratar uma agência para cuidar do seu Marketing de Conteúdo significa que pessoas que não vivem o contexto da empresa vão estar cuidado dessa produção, mas ao menos ela estará na mão de uma equipe completa e com planejadores.

Existem agências especializadas em conteúdo. A contratação de uma delas pode ser ideal para empresas de médio porte. Nesse caso, recomendamos também a contratação de uma analista de marketing generalista para representar sua empresa no diálogo com a agência.

Planejamento de Marketing de Conteúdo

Fazer Marketing de Conteúdo exige planejamento e cuidado. Não adianta produzir conteúdo após conteúdo sem ter noção de onde você quer chegar. Existe toda uma lógica por trás dessa criação de valor.

Para começar, é preciso traçar objetivos. Eles precisam estar relacionados à geração de leads, conversões em vendas e outros dados. É muito importante que a operação de marketing de conteúdo possa ser observada em métricas, então trace metas com números.

Nos próximos tópicos, nós descrevemos os cinco fatores que precisam ser planejados para sua estratégia de conteúdo.

1. Calendário editorial ou de publicação

Para começar, é preciso saber o que vai ser publicado e quando. Isso significa estabelecer um calendário editorial ou de publicação. É muito simples: basta decidir o que vai ser publicado, criar uma regularidade nos tipos de conteúdo e se comunicar com o público sobre isso.

Se você quiser uma ajudinha nessa questão, temos abaixo um modelo de calendário editorial que você pode baixar e usar. Basta preencher o formulário abaixo.

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Planilha Modelo de Calendário Editorial

Uma ferramenta muito útil para quem trabalha com Marketing de Conteúdo. Trabalhe de maneira planejada e seja mais produtivo! Faça o download do modelo da planilha em Excel ou Planilha Google.

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